Marca: FARMAIS MANIPULAÇÃO
ALTA QUALIDADE
SAW PALMETTO
A saw palmetto, de nome científico Serenoa repens, é uma palmeira de pequeno porte de hastes espinhosas e serreadas, que alcança no máximo 4 metros de altura. Também conhecida como sabal, esta pequena palmeira é originária dos Estados Unidos, mais precisamente da região que vai do Texas até a Carolina do Sul. A saw palmetto possui várias propriedades medicinais advindas de seus pequenos frutos de cor preto-azulados, semelhantes a amoras. Conheça melhor as propriedades e os benefícios à saúde proporcionados por esta pequena palmeira.
Composição e suas Propriedades
A saw palmetto é quimicamente composta por vários tipos de ácidos e outras enzimas, dentre as quais estão: ácidos graxos, carotenos, resina, esteroides, ácido oleico, taninos, flavonoides e polissacarídeos.
Propriedades da saw palmetto
Benefícios
A saw palmetto vem sendo tradicionalmente utilizada no tratamento de casos de tumor benigno da próstata, desordem dos sistemas urinário e genital (ruptura, inflamação, entupimento de vias), impotência sexual, ejaculação precoce e hiperplasia da próstata. Esta planta alivia a micção noturna frequente, aumenta o jato urinário, trata as infecções do trato urinário e alivia a inflamação da próstata. A saw palmetto é também empregada no tratamento para queda de cabelo e afecções cutâneas (eczemas).
Efeitos colaterais e contraindicações
Os efeitos colaterais decorrentes do uso da saw palmetto são raros, porém algumas pessoas apresentaram alterações no paladar (como, por exemplo, gosto amargo), diarreia ou prisão de ventre, dores de estômago, náuseas, vômitos. O uso desta pequena palmeira é contraindicado para mulheres grávidas, lactantes e pessoas com hipersensibilidade à planta. Lembre-se sempre da importância de consultar um médico antes de ingerir qualquer medicamento, ainda que natural! A automedicação pode ser perigosa e somente um médico habilitado poderá ter a certeza de que determinado remédio serve para o seu caso específico.
URTIGA DIÓICA
É usada no tratamento das vias urinárias, do aparelho respiratório, dos catarros gastrintestinais, como adjuvante no tratamento da diabetes. Facilitam as trocas metabólicas, estimulam a atividade das glândulas endócrinas e a produção de glóbulos vermelhos. Os fitoextratos são os fármacos mais utilizados na Europa para o tratamento da hiperplasia prostática benigna, sendo a Alemanha o país que maior quantidade de pacientes se submete a esse tipo de tratamento (ao redor de 90%). O extrato de raíz de Urtiga tem resultado eficaz no tratamento da hiperplasia prostática benigna, sendo este efeito sinergizado com o Pygeum africanum. O mecanismo de ação envolvido na redução da hiperplasia prostática benigna está principalmente relacionado com a inibição da enzima 5-a-redutase, a qual converte a testosterona num composto dez vezes mais potente: a 5-a-dihidroxi-testosterona. Outro mecanismo proposto está relacionado a uma possível interação dos princípios ativos da Urtiga com as proteínas séricas transportadoras de andrógenos, o que modificaria a concentração dos andrógenos livres. Comprovou-se também que os componentes não hidrófilos da Urtiga, principalmente os fitosteróis, inibem a atividade Na+-K+/ATPásica da membrana prostática, reduzindo desta forma o metabolismo celular e inibindo o crescimento da próstata
.
PYGEUM AFRICANUM
Extrato concentrado da casca da ameixeira africana (Pygeum africanum), rico em fitosteróis (como beta-sitosterol, lupinol lupoxin e tocoferol), triterpenos (ácido ursólico e oleanólico), ésteres ferúlicos de alcoóis graxos de cadeias longas (éster de docosanol, éster de tetracosanol), além de taninos, ceras e ácidos graxos. A atividade medicamentosa do Pygeum está relacionada ao beta-sitosterol, uma molécula que se assemelha aos esteróides (hormônios sexuais e adrenais) produzidos pelo nosso próprio corpo.Demonstrou inibir a enzima 5-a-redutase, encarregada de converter a testosterona em um composto androgênico mais ativo: o 5-a-dihidro-testosterona. E por outro lado, inibe outros complexos enzimáticos, como a lipo-oxigenase, que intervêm na via de conversão da testosterona em estradiol. O extrato de Pygeum possui também uma função anti-inflamatória, um efeito estimulante da secreção e um efeito antiedematoso e um aumento da capacidade erétil.
.
Sugestão de uso
Ingerir 1 Cápsula 2x ao dia, ou conforme orientação de profissional de saúde.
.
Precauções
É contraindicado em caso de hipersensibilidade ao princípio ativo ou a qualquer componente da fórmula. Não deve ser utilizado por mulheres grávidas, lactantes e pacientes com históricos restritivos à produtos similares. Consulte, sempre que necessário, um profissional legalmente habilitado para orientações.
.
Produto autorizado para comercialização em todo o território nacional através do anexo I da RDC 27/2010, em conformidade com a RDC 23/2000 da ANVISA.
Venda sob prescrição de profissional habilitado, podendo este ser o nosso farmacêutico de acordo com a Resolução 585/2013 do Conselho de Farmácia. Consulte-o!
QUALIDADE
Possuímos profundo compromisso com a qualidade dos insumos e processos utilizados na manipulação de nossas fórmulas. Participamos do Sistema Nacional de Monitoramento Magistral, fazemos análises e controle de qualidade de insumos e produtos farmacêuticos, através de ensaios físico-químicos de natureza qualitativa e quantitativa, além de ensaios microbiológicos.
ORIENTAÇÕES GERAIS
Nossos farmacêuticos estão aqui para orientar em relação a quaisquer dúvidas em relação a este e outros produtos;
Utilize o canal: farmacêutico@farmaistremembe.com.br
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
As Referências Bibliográficas se encontram em nosso departamento técnico farmacêutico, baseadas nas literaturas e materiais de nossos fornecedores.